domingo, 6 de maio de 2012

CARTA A IGREJA DE TIATIRA

Apocalipse 2:18-29 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas a ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Segundo os indícios históricos, Alexandre Magno foi o provável fundador da cidade de Tiatira, em aproximadamente 300 a.C. Situada na Macedônia, era uma cidade rica e conhecida no mundo antigo por suas telas tingidas de tintas em cores vivas. Em Atos 16:14 existe também um indício de que Lídia foi uma das responsáveis pela evangelização de Tiatira, pois respondeu à mensagem de Paulo, quando ele se encontrava em Filipos. Perfil da Igreja de Tiatira A Igreja de Tiatira tem como uma de suas características o foco maior nas obras das mãos dos homens do que a crença na sã doutrina. Além disso, Jesus repreende essa igreja por ela permitir o ensino de heresias e falsas doutrinas. A Igreja de Tiatira representa também o período histórico chamado de Idade das Trevas, que compreendeu o período de 606 d.C. a 1517 d.C. "Trevas" significa que durante esse período, se acentuou muito o paganismo dentro do Cristianismo, continuando processo de contaminação iniciado por Satanás no período histórico da Igreja representado pela Igreja de Pérgamo. A luz que Jesus Cristo confiou à Igreja se extinguiu por muito tempo e não apareceu mais até a Reforma, promovida por Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517. Como continuação do paganismo iniciado no perído que compreende a Igreja de Pérgamo, algumas das seguintes doutrinas pagãs passam a ser introduzidas no Cristianismo: 607 d.C. Bonifácio III é nomeado o primeiro Papa 709 d.C. Os fiéis passam a beijar os pés do Papa 786 d.C. Começa a adoração a imagens e relíquias 850 d.C. Começa o uso da "água benta" 995 d.C. Começa a canonização dos santos que morreram 998 d.C. Começa o jejum às sextas-feiras e no período de quaresma 1090 d.C. Começa-se a rezar o rosário 1184 d.C. Começa a inquisição 1190 d.C. Vendem-se as indulgências 1220 d.C. Adoração à hóstia 1229 d.C. Proibição do povo de ler a Bíblia (somente sacerdotes poderiam lê-la) 1414 d.C. O povo é proibido de participar da ceia durante a comunhão 1439 d.C. Decretada a doutrina do purgatório 1546 d.C. Os livros apócrifos são inseridos na Bíblia 1870 d.C.
Proclamada a infalibilidade do Papa (o Papa passa a ser um homem que jamais se engana) O nome "Tiatira" é originário de duas palavras que significam sacrifício e contínuo. Ou seja, a Igreja, agora com sua sede em Roma, nega a doutrina da salvação por meio de Jesus Cristo e promove a heresia do sacrifício contínuo para se adquirir a salvação e purificação dos pecados, o que envolve penitências, indulgências, obras das próprias mãos (como pagamento de promessas) - todas idéias satânicas que o próprio Senhor Jesus classifica como sendo "coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24). Todas essas práticas pagãs vieram da Babilônia. Satanás fez exatamente a mesma coisa nos costumes religiosos dos babilônicos. Somente se trocavam os nomes dos deuses e das práticas. Não é à toa que Jesus se refere à Babilônia como "mãe das meretrizes e das abominações da terra" (Apocalipse 17:6). Em contrapartida, é também extremamente importante comentar o fato de que o paganismo acentuado em 606 d.C. continua até hoje em muitas igrejas (inclusive em muitas igrejas que se denominam evangélicas), por isso consideramos que o período representado pela Igreja de Tiatira começa em 606 d.C. e se estenderá até a Tribulação. Obviamente, uma igreja pagã e contaminada não subirá no dia do Arrebatamento e continuará presente até que se inicie a Tribulação, quando o anticristo então elegerá o falso profeta como o regente de uma religião mundial (única e falsa), unindo todo paganismo possível mascarando uma adoração ao próprio Satanás. Um grande problema UMA IGREJA QUE TOLERA O PECADO O problema de Tiatira era a tolerância com o pecado, e Jesus, sendo Aquele que “tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente” (Ap. 2.18), não pode tolerá-lo. Ele repreende essa igreja por tolerar uma falsa profetiza que conduzia o povo a pecar tal como a Jezabel do Antigo Testamento, cujo nome significa, “puro, casta”. Jezabel foi responsável por introduzir o culto pagão a Baal entre os israelitas. Além de patrocinar o paganismo, ela ainda perseguiu os profetas de Deus. Quando Jezabel se casou com o rei Acabe, ela se encarregou de infiltrar, no culto judaico, elementos da sua religiosidade. Sob a influência da sua esposa, o rei Acabe construiu um templo a Astarte, a consorte de Baal, em Samaria e passou a sustentar 850 profetas em atividades cultuais que envolviam a imoralidade (I Rs. 16.30-32; 18.4; 19; 21.25). Essa nova Jezabel, a quem Jesus reprova em Sua carta à Tiatira, fundamenta-se no gnosticismo, um movimento filosófico-religioso que negava a matéria e incitava ao abuso do corpo, por considerar que esse seria destruído depois da morte. Essa mulher, que se dizia profetiza, ensinava e enganava os servos de Jesus, para que esses se prostituíssem e comessem dos sacrifícios da idolatria (Ap. 2.20). A igreja de Éfeso odiava as práticas dos nicolaítas e não as tolerava (Ap. 2.2,6), a de Pérgamo tinha alguns que suportavam a doutrina de Balãao e dos nicolaítas (Ap. 2.15,16), mas a de Tiatira passou a tolerá-los, isto é, a conviver normalmente com suas atitudes no seio da igreja (Ap. 2.20). Como nestes dias, muitas igrejas estão fazendo “vista grossa” em relação ao pecado, a disciplina parece ser um assunto descartado, a busca pelo politicamente e juridicamente correto está solapando a moralidade das igrejas. Os cristãos não podem mais viver em pecado, pois morreram para ele (Rm. 6.1,2), a disciplina, em amor, é saúde não apenas para a igreja, mas para o próprio disciplinado (I Co. 11.20-32; Rm. 12.15; Hb. 12.11).